Você conhece as vantagens da mídia programática?

A compra de mídia programática direta em sites e portais era a forma mais usada pelas agências para anunciar em espaços mais acessados como a home page e a sessão de esportes, por exemplo. Seu objetivo é tornar as campanhas automatizadas, já que elas tem como base o comportamento do consumidor, possibilitando, por isso, as campanhas cheguem ao público certo, no momento certo.

Mídia programática é um processo

Entenda a compra de mídia programática: o processo realizado é o real time bidding (RTB) no qual vários anunciantes disputam um determinado inventário do publisher por meio de um leilão em tempo real. A compra é realizada por meio de plataformas como DSPs, que usam os dados disponibilizados pelo DMP para alcançar o perfil de público desejado pelos anunciantes. No RTB, a mídia segmentada tem um valor maior, devido a sua maior precisão.

Vantagens da mídia programática

Os compradores decidem por quanto eles estão dispostos a pagar pelas impressões. As campanhas alcançam os consumidores de acordo com critérios como gênero, idade, intenção de compra, perfil de navegação, entre outros.

Com a segmentação do público-alvo, não há mais dispersão de anúncios em sites aleatórios. Por meio de DSPs, é possível controlar o alcance dos anúncios direcionados ao público-alvo e analisar os resultados das campanhas.

A compra e venda de anúncios de forma direta eram caros e pouco confiáveis. Com a mídia programática, o processo é mais barato e eficiente. Apesar de ainda estar crescendo no Brasil, 2015 é, com certeza, o ano da compra programática.

Nos Estados Unidos, grandes publishers e anunciantes já aderiram a esse processo. De acordo com o eMarketer, a mídia programática vai corresponder a cerca de 45% da mídia display do país nesse ano. Em 2014, foram gerados em torno de $10 bilhões.

Os anunciantes estão apostando em maneiras de chegar até aos consumidores de forma mais eficaz. Por isso fazer campanhas automatizadas irá trazer um retorno maior.

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