O estudo “Digital Business Research Index”, mostra que o nosso país é o segundo mais maduro tecnologicamente para impulsionar a transformação digital, atrás apenas da Índia.

img1-Comercio-varejista-oferece-descontos-de--6167Esses elementos fazem parte do conceito de transformação digital, que contempla as adaptações realizadas pelas empresas para satisfazer as exigências tecnológicas atuais do seu público.

O varejo tradicional percebeu que em uma época de instabilidade econômica e com a concorrência cada vez mais forte, ter inteligência na gestão impulsiona o crescimento dos negócios. Entretanto, se o comércio eletrônico consegue extrair com mais facilidade as análises das operações, o varejo físico precisa se desdobrar para buscar informações que indiquem a eficiência do estabelecimento.

Muito tem se falado sobre o compartilhamento das práticas entre os mundos físico e digital. Até pouco tempo, as lojas físicas não desfrutavam de tecnologias que pudessem de alguma forma trazer dados com precisão e em tempo hábil para tomadas de decisão.

O investimento em tecnologia para os estabelecimentos comerciais abrange alternativas como dispositivos multisensores que emulam a prática de web-analytics, ou seja, a capacidade do e-commerce de mensurar o comportamento de clientes no ambiente offline. Dessa forma, o varejista recebe índices exatos de conversão, atratividade, lealdade, frequência, entre outros indicadores sobre o comportamento do cliente dentro de um estabelecimento comercial.

Dados que vão muito além da visão singular do faturamento com o objetivo de trazer à luz o nível de eficiência de qualquer ambiente de varejo, e que fornece insights para aprimorar o atendimento e o nível de engajamento do cliente por meio da tecnologia.

A transformação digital é inevitável, necessária e disruptiva para o varejo. Por isso, é preciso entender o comportamento dos clientes para refletir no atendimento na ponta. Entretanto, pequenas empresas ainda resistem em se modernizar. Isso precisa se tornar uma prioridade para o planejamento estratégico dos negócios, independentemente do tamanho do comércio, já que o futuro do varejo passa por revisões frequentes de modelos de negócio.

Não durma no ponto! Venha fazer uma reunião e descubra o potencial da sua empresa.

Leave a Reply