61% das PMEs não sabem definir estratégia digital

Uma pesquisa da consultoria Web Estratégica divulgada com exclusividade para EXAME revelou como as empresas (PMEs) com atuação no Brasil estão trabalhando suas estratégias de marketing digital.

Apesar de ser um termo já bastante conhecido, a maioria das empresas está começando a lidar de verdade com essa ferramenta há pouco tempo. Entre os entrevistados, 48% dizem investir há menos de um ano em redes sociais, Google, anúncios no Facebook, sites, blogs e publicidade em portais.

Você pode saber com as grande empresas Allianz Parque, Coca Cola, Smart Fit, Lorenzetti, Fogo de Chão e muitas outras definiram sua estratégia digital para aumentar as conversões.

Aumentar as vendas é o principal objetivo da maior parte das companhias. 58% afirmaram que o marketing digital corresponde a um incremento entre 10% a 20% de suas vendas. Para 12% delas as vendas online, impulsionadas pelo marketing digital, correspondem entre 20% e 30% do total, e 18% tem mais de metade do seu faturamento gerado por esse canal.

A maior dificuldade para os empreendedores é traçar uma estratégia. Das empresas consultadas, 61% responderam que têm dificuldade ao saber qual a melhor estratégia a ser usada para o seu negócio.

Quem começou a investir já sente os resultados, clique aqui e confira nossos cases de sucesso!

Desse modo, a maior parte delas investe em sites de busca e em redes sociais, pois são as formas mais conhecidas e disseminadas. A segunda dificuldade, para cerca de 16%, está em medir os resultados das ações ou campanhas.

Hoje em dia existem dezenas de estratégias e ferramentas que podem ser desenhadas para cada público ou modelo de negócio. O meio digital ainda possui a vantagem de possibilitar que todos os resultados sejam claramente mensurados.

A pesquisa foi realizada com cerca de 1 024 empresas, sendo 83% delas PMEs com faturamento de até 3,6 milhões de reais.

Fonte: Exame