Os chatbots são popularmente conhecidos como robôs de chat. Estão diretamente ligados a um tipo de Inteligência Artificial que interage com seus visitantes, enviando mensagens automáticas e auxiliando em possíveis dúvidas.

Você pode instalá-lo em sites ou aplicativos, dependendo da sua necessidade.

Os chatbots são ótimos para coletar informações do lead (prospect) e melhoram a experiência do cliente.

Falando em cliente, você sabe como ter um bom relacionamento com ele? Confira em nosso post sobre gestão de relacionamento com o cliente.

Aplicação dos chatbots

  1. Integrados à força de venda, podem ajudar no diálogo com o visitante, como dito acima;
  2. Quando programados, podem apresentar um diálogo envolvente com o cliente, mostrando as características do produto oferecido.
    Ou seja, chatbots é uma ótima estratégia para as ações de marketing focadas em vendas;
  3. Eles viram ferramentas de pesquisa de opinião e satisfação, uma vez que ajudam no diálogo;
  4. Os chatbots ajudam a empresa a perder menos clientes, pois estão programados para responder na hora as dúvidas mais frequentes.
    Sua eficiência é comprovada uma vez que reduzem as filas de espera.
    Além disso, agilizam o agendamento de consultas e reservas de restaurantes, eventos e outros;
  1. Servem como interface para acesso à informação em bases de dados com qualificação das informações;
  2. No campo do educacional, são utilizados para conversar com alunos, com base no conteúdo das aulas, sobre assuntos específicos em cursos e disciplinas on-line.;
  3. Por fim, apresentam personagens virtuais que são fonte de entretenimento para conversas com internautas. A Siri, utilizada pela empresa Apple, é um grande exemplo. Ela responde os usuários de forma inusitada e ainda disponibiliza pesquisas no Google sobre o tema.

Vantagens de usar um chatbots

Entre as vantagens de um chatbots, podemos elencar a redução de custos, a linguagem diversificada e a interface tecnológica, o engajamento, a disponibilidade (o software está disponível em tempo real nos sete dias da semana e atende inúmeras pessoas ao mesmo tempo), a personalização de acordo com o perfil da empresa e a qualidade do atendimento.

Outra ferramente de relacionamento é o e-mail marketing. Conheça aqui como ele pode ajudar no relacionamento com o cliente.