Formas de pagamento para lojas virtuais

By 16/10/2018Blog, E-Commerce

A principal vantagem das lojas virtuais é oferecer ao público diversas formas de pagamento, aliando conforto e segurança na hora de finalizar a compra. Veja quais formas de pagamento sua loja deve ter!

Boleto bancário

Os boletos são títulos de cobrança amplamente utilizados como meio de pagamento dentro do e-commerce. Neste documento há as informações como o banco utilizado, titular da cobrança, data de vencimento, valor, etc., que são passadas por um código de barras.

Uma das vantagens deste tipo de pagamento é que qualquer pessoa pode ter acesso a essa modalidade. É possível efetuar esse pagamento em bancos, lotéricas, postos dos Correios, caixas eletrônicos ou internet banking.

Uma desvantagem é a demora na finalização da operação. A confirmação de pagamento pode demorar até 5 dias úteis.

Para que uma empresa possa emitir boletos é necessário abrir uma conta corrente em qualquer banco. A  emissão pode ser feita pela instituição, por meio de softwares de gestão como ERP’s ou sites terceirizados.

Transferência online

Para oferecer este serviço, o lojista pode negociar diretamente com os bancos por meio de gateways de pagamento ou conseguir esse acesso por meio dos intermediários.

Gateway de pagamento

Os gateways de pagamento são sistemas de integração que realizam a transmissão de informações junto a bancos ou operadoras de cartão de crédito. Com o sistema, é possível verificar os dados de conta ou crédito do cliente.

Uma das desvantagens é o recebimento do pagamento conforme o pagamento da compra – se foi parcelado em dez vezes, a empresa receberá o valor integral em dez parcelas. Outra desvantagem é a necessidade de um serviço antifraude segurança a parte, já que o gateway não oferece essa cobertura.

As vantagens são o maior controle das operações que ocorrem dentro da loja, assim como o contato direto com os bancos e operadoras de cartões e a maior rapidez do serviço.

Alguns exemplos de gateways de pagamento são o PayU, Mundipagg e o SafetyPay. Quando a adesão é feita diretamente do ERP, existe a vantagem de realizar vendas via telemarketing ou pós-venda de site.

Além disso, o cliente pode ter acesso a opções mais flexíveis de pagamento e entrar em contato com mais operadoras e bancos como Mastercard, Visa, Amex, Dinners, podendo optar também por pagamentos de boletos ou códigos especiais.

Leave a Reply