Google Trends: plataforma chave em tempo real

Utilize o Google Trends para pesquisar a tendência de termos ou tópicos específicos em determinado tempo e local e não erre na hora de divulgar seu conteúdo.

A ferramenta auxilia na escolha de times para produção de conteúdo, ajudando na elaboração de pautas que estão em ascensão e informando qual o melhor termo para trabalhar sua estratégia.

É importante ressaltar que a plataforma não exclui, no preparo do conteúdo, outros programas para a pesquisa de palavras-chaves, como o planejador de palavras-chaves Google Adword.

Não sabe como montar sua estratégia? Confira aqui nosso post sobre planejamento de conteúdo

 

Google Trends em três passos

  1. Compare a melhor forma de explorar palavras-chave.
    Escolha a mais forte e use na URL, no título e na descrição do conteúdo.
  2. Olhe o que está em alta no seu país e nas categorias que se encaixam no universo da sua empresa.
    Não se limite ao seu país. Pesquise também as tendências de fora e traga para o mercado interno antes de todo mundo. Essa é a garantia de sair na frente.
  3. Cadastre seu e-mail na ferramenta Google Trends e receba na caixa de entrada os assuntos em alta no momento.
    Isso garante economia de tempo e acesso imediato ao assunto.

 

Google Trends e o que oferece

Passeando pelas funcionalidades do programa, o interessado verá as notícias mais lidas e procuradas dentro de cada categoria ou país e terá informações de termos que deseja explorar (ou seja, às palavras-chaves que crescem nas últimas horas).

Entre as possibilidades, a de estabelecer período, país, categoria e local para extrair as taxas de palavra-chave. O programa gera taxas de uso e gráficos de crescimento do objeto de pesquisa.

O Google Trends também mostra os vídeos mais pesquisados no YouTube e uma relação dos itens mais buscados nos últimos anos e momento.

Já que falamos em YouTube, conheça em nosso post os erros mais comuns no gerenciamento de canal.