A Mídia Programática será o futuro da publicidade?

Através da automatização da compra de mídia, se a ferramenta for utilizada da maneira correta, é possível compreender o perfil dos consumidores e definir uma base de dados assertiva, determinando as pessoas adequadas a um anúncio e todo o contexto em que elas estão inseridas. A mídia programática funciona de maneira diferente da maioria dos  ads exibidos em sites e portais: enquanto esse tipo de banner aparece para qualquer pessoa que acesse o site, sem critério, a mídia programática é segmentada para cada usuário.

Hoje existe um padrão de compra de mídia programática: o RTB ou Real Time Bidding. O RTB,  popularmente conhecido como “leilão”, por vezes é confundido como definição de mídia programática, quando na realidade ela se trata de um conceito mais amplo, explicado acima. O RTB é um sistema em que, antes do anúncio ser impresso para um usuário, informações sobre ele e sobre a página ou app em que ele está no momento são enviadas para um ad exchange, onde os anunciantes farão seus lances de compra, tudo em menos de 100 milissegundos.

O mecanismo da mídia programática possui um vocabulário próprio. Confira a definição de alguns termos específicos:

  • RTB:É a sigla para Real Time Bidding e que refere-se à compra e venda de impressões de anúncios online por meio de leilões em tempo real.
    Ad Exchange – Plataforma de tecnologia que facilita a compra e venda de inventário de mídia online, intermediando publishers e DSPs.
  • Ad Network:É a empresa que funciona como ponte entre publishers e anunciantes.
  • DSP:Sigla para demand-side plataform. Trata-se de uma plataforma existente para auxiliar o comprador, que define na DSP o perfil do usuário. A DSP se conecta com a Ad Exchange e mostra onde estão essas pessoas.
  • SSP:Sigla para sell-side plataform. Essa plataforma auxilia o publisher, que coloca seu inventário em várias Ad Networks e Ad Exchanges. O SSP vê todos os inventários em tempo real e conecta-se com várias praças do mercado, exibindo a mais interessante no momento.
  • DMP:Sigla para data management platform. É uma central que agrega dados e informações sobre páginas e sobre a audiência delas.
  • ATD:Sigla para agency tranding desks. São empresas que fazem a compra da mídia. Possuem conhecimento sobre como comprar e sobre diversas DSPs.

 

Quer saber mais informações sobre mídia programática? Consulte a CVS comunicação.

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