O marketing digital aumenta as vendas ou é perda de tempo?

Marketing Digital já faz parte da vida de qualquer pessoa com acesso à Internet. É difícil imaginar como seria viver em um mundo sem ela, não é mesmo?

Apesar de ter surgido há pouco mais de 20 anos, essa vertente do Marketing revolucionou a maneira como empresas comunicam com os consumidores.

Mas afinal, o que é marketing digital?

 Marketing Digital é promover produtos ou marcas por meio de mídias digitais.

Hoje ele caminha cada vez mais na direção da personalização. O marketing digital entrega a mensagem certa, para a pessoa certa, na hora certa.

As vantagens do Marketing Digital

Não é à toa que o marketing digital está crescendo tanto.

Um dos principais motivos é que temos cada vez mais pessoas conectadas à Internet, deixando a TV e o radio em segundo plano. Mas além disso, o marketing digital tem várias vantagens, como:

Comunicação

O marketing tradicional — aquele feito fora da Internet, com outdoor, TV e Rádio — não permite que os consumidores se comuniquem facilmente com as empresas sobre o que acabaram de ver.

Já esse o marketing digital possibilita a comunicação entre empresas e consumidores de forma fácil, 24 horas por dia e muitas vezes em tempo real.

Alcance Global

Se você já estudou marketing, sabe que um dos famosos 4 Ps do Marketing é “Praça”, ou seja, o lugar em que você vai fazer suas ações de marketing.

Por exemplo, se sua campanha usa outdoors ou flyers, a escolha do lugar influencia o custo e o impacto da ação. Um outdoor em Belo Horizonte não vai impactar consumidores em São Paulo.

Interatividade

Uma das vantagens do marketing na internet é que ele fica mais interativo.

Com a comunicação deixando de ser unilateral várias possibilidades se abrem. As empresas podem criar interações ricas com seu público.

Dados

Além de você chamar mais a atenção do consumidor, toda vez que ele interage com uma ação de marketing, você consegue informações sobre ele. Isso pode ajudar a empresa a entender melhor sua buyer pesona.

Além dos dados sobre a idade e localização do seu público, há também sobre o comportamento dos usuários em sites, blogs, redes sociais e motores de busca. Eles são essenciais para que os profissionais de marketing possam criar campanhas eficientes em dados.

O real benefício de utilizar dados no marketing digital é economia de tempo e dinheiro.

Assim, evita-se que uma campanha seja criada com base em suposições, e assegura-se de que a mensagem comunicada estará de acordo com o público, e que os canais utilizados são acessados pelo público.

Dessa maneira, empresas reduzem o desperdício de dinheiro com campanhas que não funcionam.

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