Pesquisa de marketing ajuda sua empresa

Conhecer as principais tendências de um mercado, entendê-lo e avaliar benchmarks são objetivos de qualquer profissional de marketing.

A partir dessas informações, maiores são as chances de resolver problemas, identificar oportunidades e realizar ações de forma mais eficiente.

Porém, nem sempre temos acesso a dados valiosos sobre o mercado e uma das maneiras de obtê-los é através de pesquisas de marketing.

Mas esse é somente um dos muitos benefícios que essa ferramenta traz.

O que são pesquisas de marketing?

Pesquisas de marketing são um processo de coleta, análise, interpretação e apresentação de dados de mercado, cujo objetivo é encontrar soluções para problemas relacionados ao marketing de uma organização.

Por que fazer uma pesquisa de marketing?

A necessidade de fazer uma pesquisa varia de empresa para empresa. Em geral, ela surge a partir da verificação de um problema ou oportunidade que exige a identificação de estratégias para aproveitá-lo.

Mas uma coisa é unanime: o uso desse instrumento traz várias vantagens, com destaque para o apoio em uma tomada de decisão menos incerta, por ser embasada em dados reais de mercado.

Os principais benefícios da realização de uma pesquisa de marketing são:

Identificação de oportunidades de negócios

Abrir um novo negócio não é fácil e envolve vários riscos, principalmente se o seu produto for inovador e pouco conhecido pelo mercado. É fundamental avaliar as oportunidades de negócio em um mercado e entender como a sua solução será recebida pelo público-alvo.

Melhor compreensão do mercado consumidor

Dados sobre o mercado consumidor ajudam na construção da sua estratégia de marketing. Elas permitem que você:

  • Conheça o perfil dos seus potenciais clientes;
  • Descubra a existência de novos mercados para diversificar suas vendas;
  • Entenda a real demanda pelo seu produto ou serviço;
  • Avalie o conhecimento que o mercado tem sobre a sua marca;
  • Conheça as tendências de uso da solução que a sua empresa oferece;
  • Avalie a satisfação do mercado com o uso do produto ou serviço;
  • Avalie os resultados que o mercado tem com a utilização do seu produto/serviço.

Com a análise destas informações, é possível construir perfis mais completos para as personas da sua empresa, entender como seu produto opode ser melhorado para ampliar a satisfação do consumidor e desenvolver melhores táticas de marketing.

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