O que é Segmentação de Mercado?

Inbound marketing em Barueri

A segmentação de mercado constitui basicamente na divisão de um mercado em grupos de acordo com seus interesses semelhantes. Mas, por que realizar essa divisão e como fazê-la?

Cada indivíduo possui uma área de interesse predominante, e esses indivíduos formam grupos que compartilham desses interesses. Por tendência, elas possuem reações de sentimento e percepção parecidas sobre determinadas situações.

Para lidar e atender melhor esses grupos como clientes, é que ocorre a segmentação de mercado.

Critérios de Segmentação de Mercado

As segmentações podem ser realizadas a partir de vários critérios. Dentre eles destaco os principais:

Segmentação Geográfica

Focada na localização desses grupos e em sua divisão, formando unidades territoriais (cidade, estado, país).

Segmentação Demográfica

Preocupada com características populacionais, como idade, escolaridade, religião, entre outros.

Segmentação Psicográfica

Trata de características de personalidade, comportamento, estilo de vida, a classe social, neste caso, exerce grande influência sobre os interesses de consumo.

A partir desses critérios, é possível começar a pensar e organizar seu produto de acordo com a demanda e modelo.

Por que segmentar o mercado?

A segmentação de mercado facilita o entendimento de que tipo de público é prioritário para o marketing, transmitindo as características do produto com foco no grupo de consumidores desejado, otimizando e direcionando os esforços do marketing.

Com foco, podemos ser mais específicos inclusive na mensuração dos resultados. Podemos entender e medir as reações que clientes de perfis semelhantes têm em relação aos produtos.

A melhor mensuração possibilitará direcionar melhor os investimentos, e prever melhor os lucros a partir desses investimentos.

O que é segmentação de mercado digital?

A segmentação de mercado ocorre desde antes dos adventos tecnológicos atingirem um nível tão avançado, todavia, ela também ocorre por conta da tecnologia e do que a mesma proporcionou.

Com a cada vez mais indispensável presença da internet no cotidiano da sociedade atual, o comércio começou a se digitalizar também, formando o que ficou conhecido como mercado digital.

No mundo digital, as possibilidades se expandem rapidamente e em grandes proporções, principalmente levando em conta que pessoas de todos os públicos, preferências e idades acessam a internet todos os dias, entre novos e antigos usuários.

A segmentação de mercado na internet funciona de maneira semelhante à segmentação de lojas e produtos físicos. No varejo online existe o que chamamos de nichos, que se tratam de segmentos para determinados produtos, por exemplo:

Existe uma loja focada em produtos domésticos, estes produtos são utilizados por um público alvo (nicho) específico, além disso, é possível incluir um subnicho focado em produtos domésticos apenas para homens solteiros.

No mercado da internet, é imprescindível que se aproveite a oportunidade de explorar estes nichos, sempre buscando algum que não tenha sido explorado ainda, visando criar conteúdos inovadores para o público alvo.

Como faço uma segmentação de mercado digital?

Assim como citado no tópico anterior, o mercado digital se divide em nichos, e estes devem ser explorados. O empreendedor deve utilizar a criatividade para criar um produto e obter retorno do mesmo.

A criação de novos nichos também tem como grande vantagem o fator de que não haverá concorrência, como uma grande varejista já estabelecida, por exemplo.

Para que a segmentação seja realizada de forma plena, deve ser planejada com extremo cuidado, prezando pela analise de produtos e as oportunidades inseridas nos mesmos.

Alguns fatores importantes na segmentação de mercado

  • Conhecer a atividade do seu segmento ou nicho para assim entender o potencial do serviço oferecido e como ele pode crescer;
  • Observar partes do mercado que não foram devidamente (ou nunca foram) exploradas, e focar nisso;
  • Realizar pesquisas com objetivo de conhecer melhor o seu público e pensar em maneiras de atraí-los;
  • Analisar a capacidade de lucro do seu negócio, e, além disso, se é realmente possível produzir tal serviço de maneira competente

O marketing digital se torna cada dia mais promissor e já ocupa grande parte do mercado comercial. É um ambiente competitivo como qualquer outro (muitas vezes, mais do que outros), porém repleto de possibilidades e projetos inexplorados que podem se tornar um meio de gerar lucro – basta saber utilizá-los.

Utilize o conteúdo digital a seu favor, junte sua criatividade e ideias com as inúmeras possibilidades oferecidas e busque áreas do mercado que carecem de atenção, foque nesses clientes.

Sucesso e até a próxima!

(Fonte: Agência Pomar)

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