Sete dicas para vender pelo WhatsApp utilizando marketing de conteúdo

O WhatsApp é a mídia de comunicação presente em 70% dos celulares brasileiros, cerca de 30% da população usa o aplicativo todos os dias.

Já pensou em introduzi-lo na sua estratégia de vendas nos parâmetros do marketing de conteúdo? Não? Comece já!

O WhatsApp, além possibilitar funções que transmitem uma mesma mensagem a inúmeros contatos, garante um vínculo entre empresa e cliente e gera visibilidade aos produtos, uma vez que permite o envio de imagens por status ou conversas privadas.

Conheça aqui outras redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros.

WhatsApp e a chave para as vendas

Monte sua estratégia nos próximos passos para vender mais em sua rede de comunicação/venda.

  1. Público
    Você precisa saber o que motiva as pessoas a comprar. A partir disso, trace uma estratégia de abordagem que seja convincente e atraente.
  2. Recursos
    O WhatsApp dispõe de um recurso chamado “Lista de Transmissão”. Com a lista você pode adicionar pessoas com perfis diferentes e montar mensagens personalizadas para cada estilo de seleção.
    Tenha cuidado para não ser evasivo demais e adicionar clientes que não queiram receber seu conteúdo.
  1. Divulgação
    Compartilhe seu número de celular “empresarial” em todas as redes e plataformas utilizadas.
    Sempre que possível conecte com outras redes sociais.
  2. Conteúdo
    Foque sempre em esclarecer todas as dúvidas do cliente logo na mensagem de divulgação do produto. Muitas pessoas desistem da compra por não conseguir o esclarecimento de suas dúvidas. Deste modo, esteja disponível para responder às que virão.
    Mas não fique só no lugar comum, faça posts com dicas sobre o produto, informações sobre a marca, mande mensagens em época de efemérides e aniversários e avise quando montar uma liquidação ou campanha.
    É essa relação de proximidade que garante o sucesso de sua estratégia.
  1. Planejamento
    Saiba equilibrar o envio das mensagens. Não seja o chato que importuna o cliente todos os dias.
    Crie filtros para falar nos momentos necessários.
    Lembre-se: o WhatsApp permite que a pessoa do outro lado te silencie ou bloqueie.
  2. Business
    O aplicativo WhatsApp Business permite que os interessados tenham controle das atividades (não todas) dos clientes. É uma facilidade gratuita para sua estratégia de venda.
    O Business permite que seja criado um perfil com informações sobre o negócio, mensagens rápidas para perguntas frequentes ou para saudação/ausência.
    Ele avalia ainda a eficiência do serviço por meio de estatística de mensagem.
  3. Gatilhos
    Gatilhos mentais são montados para persuadir pessoas pelos aspectos emocionais, sociais e instintivos.
    Os mais usados são o de escassez e urgência (“ÚLTIMAS UNIDADES”; “É AGORA OU NUNCA”); prova social (o ato de provar sua audiência pela utilização ou classificação do produto por outras pessoas); garantia (é aquela promessa de que você garante o dinheiro de volta se a pessoa não gostar); novidade (divulgação do produto) e autoridade (é o famoso “AUTORIDADE NO ASSUNTO”).

Não deixe de conferir em nosso próximo post algumas dicas de mobile marketing para seu negócio

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