Saiba porque seu conteúdo não está gerando leads

Investir na atração de visitantes para um site é uma estratégia indispensável. Porém, não basta gerar tráfego, é preciso construir uma audiência, uma base de contato dos seus potenciais clientes.

mais-acessosDessa forma, ao chegar mais próximo da decisão de compra, o consumidor estará mais propenso ao consumo. Consequentemente, os vendedores precisarão gastar menos tempo para convencê-lo.

Muitas empresas já perceberam que gerar leads é essencial para aumentar as vendas. Mas algumas marcas têm surpresas desanimadoras quando o assunto é gerar resultados.

Para ajudar a identificar as causas desse problema bastante comum entre as empresas, resolvemos abordar os 4 motivos pelos quais as marcas criam conteúdo, mas não geram conversões.

1. Identificar sua persona

É frequente encontrar empresas — principalmente as que estão dando os primeiros passos no ambiente digital — que não têm personas definidas. Essa é a maior causa do fracasso de muitas estratégias na geração de leads. Afinal, se a marca não conhece o seu público, fica difícil criar um conteúdo relevante para ele.

brand personaAssim, é muito provável que a persona não se sinta interessada pelo material oferecido. Se as pessoas não considerarem o conteúdo útil e valioso, com certeza não disponibilizarão suas informações de contato em troca dele.

Para evitar que isso aconteça com o seu negócio, defina a sua persona para guiar com mais qualidade suas ações futuras. O ideal é entrevistar os principais clientes e reunir informações demográficas e comportamentais. Quanto mais detalhes, mais a empresa conhece o seu público e aumenta as chances de produzir conteúdo atraente.

2. Pouco valor para os leads

Não gerar valor está intimamente ligado ao que a persona valoriza. Por isso, é de suma importância conhecê-la antes de produzir conteúdo. Além disso, identificar é importante traçar a jornada de compra.

Antes de uma lead tornar-se um fiel cliente, ela percorre um trajeto e cada fase desse caminho precisa de um conteúdo apropriado. De maneira geral, para atrair leads é necessário oferecer um material muito valioso.

3. Suas Landing Pages não estão bem visíveis

Mesmo que o conteúdo seja irresistível, ele precisa de algumas técnicas para ser encontrado pela persona. Muitas landing pages não são localizadas pelo público nos mecanismos de busca e isso impacta negativamente as conversões.

Invista em SEO para alcançar uma posição de destaque na primeira página do Google. Escolha as palavras-chave relevantes para o negócio, crie URLs amigáveis, use os termos nos títulos e subtítulos das páginas e tenha um layout que carregue rapidamente e que seja adaptado aos dispositivos móveis.

4. Seus conteúdos e Landing Pages não têm CTAs

As chamadas para ação são fundamentais, pois estimulam ainda mais a conversão. Todo formulário precisa ter uma frase incentivando a lead a tomar alguma atitude. Pode ser “baixe grátis”, “solicite um orçamento”, “assine a newsletter”, “quero meu material agora”, dentre outras frases.

O objetivo aqui é fazer com que o visitante se depare com a landing page e torne-se uma lead em poucos instantes. Outra tática interessante é inserir essas chamadas em botões com cores contrastantes e logo abaixo do formulário.

Fonte: Marketing de Conteúdo

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