Entenda como iniciar a transformação digital na sua indústria

By 12 de agosto de 2019Blog, Marketing Digital
Transformação Digital

Para toda indústria que deseja crescer, um detalhe precisa fazer parte do planejamento: todas as empresas devem se adaptar aos avanços tecnológicos, ou seja a Transformação Digital. Dessa forma, é possível melhorar processos internos por meio de ferramentas digitais. Além dos processos, levar inovações aos clientes também é importante. Por isso, a presença em meios digitais é necessária para que a indústria consiga atingir um novo público. Para exemplificar, você se lembra da locadora Blockbuster?

Ela foi a maior locadora de jogos e filmes do mundo por décadas, mas em 2013, foi extinta. Isso aconteceu no momento em que a digitalização alcançou esse mercado de mídias audiovisuais.
Pois 2013 foi o ano em que a tecnologia “on demand” passou a ganhar força, e partir desse ponto, as pessoas passaram a alugar tudo por meios digitais, a qualquer hora e em qualquer lugar.

Para as indústrias, a digitalização afeta desde a linha de produção até os meios de divulgação, e tanto quanto qualquer empresa, devem sempre inovar os seus serviços. A seguir, vamos entender como o setor industrial pode mudar com a tecnologia. Acompanhe!

A digitalização e sua influência na indústria – Transformação Digital

Os impactos da transformação digital na indústria crescem em um ritmo acelerado, e com o passar do tempo, mudam todo o setor. Conhecido pelo termo Indústria 4.0, a aplicação de tecnologias nos processos industriais é uma forma de crescer no mercado. As principais características desse conceito são visíveis, e impactam diretamente todos os processos industriais. Os avanços podem ser destacados da seguinte forma: 

Internet das Coisas

Na indústria 4.0, a internet das coisas é um conceito isolado e que possui um importante papel no momento atual.
Ela se baseia em uma conexão entre objetos físicos, máquinas, veículos e ambientes automatizados com dispositivos eletrônicos, permitindo que esses itens sejam controlados remotamente.

Big Data Analytics

Além da internet das coisas, o Big Data Analytics é uma grande força da quarta revolução industrial. É um sistema diferente para captar, analisar e gerenciar informações.
O Big Data lida com dados relevantes e indispensáveis para a indústria, com estruturas extensas e complexas, garantindo a segurança dos dados e o compartilhamento dessas informações.

Facilidades que a digitalização gera para a indústria

Entendendo a forma como a digitalização industrial pode melhorar o serviço, podemos destacar alguns dos processos otimizados. Isso porque, dessa forma, é possível:

Realizar operações em tempo real

Com o Big Data e a Internet das Coisas, as indústrias conseguem analisar dados em tempo real, tratá-los, obtendo resultados rapidamente e beneficiando suas estratégias.
Assim, diversos processos internos serão executados com rapidez, o que reduzirá o tempo gasto com diversas tarefas, aumentando a produtividade.

Descentralização das tarefas

Com máquinas sob o comando de inteligências artificiais, ligadas diretamente aos computadores, algumas decisões necessárias para a linha de produção podem ser tomadas pelo próprio sistema.
Isso traz mais agilidade aos processos, fazendo com que algumas das diversas responsabilidades da gestão empresarial sejam descentralizadas. 

Segurança de dados

Com a digitalização é possível armazenar, processar a guardar um grande volume de dados com segurança.
Mantendo em nuvens, por exemplo, os arquivos importantes correm menos riscos de ataques virtuais, além de reduzir as chances dos dados serem corrompidos.

Transforme sua indústria

Ao procurar crescer no mercado, as indústrias precisam se adaptar aos avanços tecnológicos. Com isso, além de novos recursos técnicos, é também uma maneira de manter sua indústria no mercado competitivo.

Para isso, a quarta revolução industrial trouxe diversas funcionalidades para as empresas, e todas graças aos meios digitais. A Internet das Coisas e o Big Data Analytics, por exemplo, são ferramentas que podem agilizar os processos da sua indústria.Seus impactos são evidenciados com a realização de operações em tempo real, descentralização de tarefas e maior segurança para o envio e armazenamento de informações importantes para a empresa.

Por fim, o que achou sobre os pontos destacados neste artigo? Acompanhar a digitalização é uma forma de adaptar sua indústria às mudanças e melhorias nos processos internos e externos.
Dessa forma, seu negócio cresce cada vez mais e encontra novas formas de otimizar os processos. Para isso, basta usar a digitalização a seu favor. 

Esse artigo foi escrito por André de Angelo, redator do Soluções Industriais

Leave a Reply

WhatsApp