Você sabe como mensurar seu ROI?

ROI é um tipo de métrica usada por muitas empresas que praticam o Inbound Marketing para calcular quanto obteve de lucro com investimentos. Por isso a tradução literal da sigla em inglês ROI (return on investment) é “retorno sobre o investimento”.

Na mensuração você pode ter uma ideia sobre o que deve focar nas próximas iniciativas, se deve investir mais em novas campanhas de marketing, em treinamento, estratégias para get customers ou adquirir ferramentas de gestão.

Os resultados são totalmente verificáveis: número de visitantes atraídos ao website, número de leads que preencheram formulários, número de leads qualificados como oportunidades, número de oportunidades abordadas pelas vendas e convertidas em clientes.

Você pode conferir mais sobre como o ROI do Inbound Marketing funciona aqui.

Calculando seu ROI

Com uma fórmula é possível extrair de imediato o retorno sobre o investimento inicial, ou seja, pegue a receita total, subtraia o custo e divida o resultado pelos custos.

ROI =  Receita – Custo
Custo

Vale lembrar que a receita é o que a empresa arrecada pelas vendas. Os custos são as despesas que permitiram o investimento.

O que necessário em um relatório de ROI?

Provar o ROI é necessário, principalmente para empresas que desejam realizar investimentos na sua. Para que isso aconteça, você precisa primeiro:

Definir para quem vai falar
O público que você direciona o relatório ditará o foco e a montagem do material.
É para um diretor? Analista? Foque no seu alvo.

Tenha em mente o objetivo
O que pretende mostrar em cada métrica? Ele deve servir para quê?

Período
Sabendo para quem o relatório se direciona você consegue estabelecer uma periodicidade.
Um analista, por exemplo, acompanha os dados quase que momentaneamente. Já a diretoria precisa de um material que mostre sua distância ou proximidade da meta.
A dica é: defina por hierarquia.

 Ferramentas
Você pode usar o Google Analytics, a Marketing BI, do RD Station, ou a Córtex Intelligence para extrair métricas.

Hora de analisar
Para análise, se questione sobre o que gerou ou não os resultados, ou seja, suas ações. Veja também a relação entre as campanhas, o que funcionou, o que deve ser deixado de lado. Pense sobre sua posição, estabeleça metas e monte um plano de ação.

Você sabia que 61% das PMEs não sabem definir estratégia digital? Confira no próximo post.