Você sabe o que é e como funciona a Mídia Programática?

Se esse conceito é novo para você, é melhor falarmos de compra programática antes de falar sobre mídia programática.

O que é a compra programática?

Compra programática é a compra que é feita através de um programa. Por exemplo, quando você está procurando a camiseta do seu time e você faz essa compra dentro de algum eCommerce especifico, você já está fazendo uma compra programática. Ou seja, você já a compra programática faz algum tempo e, talvez nem sabia.

Então a mídia programática é a compra de mídia através de um sistema?

Exato. A mídia programática, também chamada de programmatic media buying, é a evolução da forma de você fazer a compra de um espaço publicitário sem estar comprando diretamente de um vendedor.

Quais são os tipos de inventário da mídia programática?

Os inventários disponíveis podem ser de vídeo, display, mobile e social e para que você compre esse inventário eles podem ser de duas formas:

1ª) Reservado: é aquele que você faz uma negociação com o portal e adquire um private Deal, fazendo com que você tenha preferência na compra. Este inventário também pode ser chamado de Private AdExchange;

2ª) Não Reservado: este tipo de inventário está disponível dentro das AdExchanges e qualquer pessoal que tenha acesso à uma DSP consegue comprar;

Quais são os preços pagos na mídia programática?

A mídia programática pode funcionar de duas formas:

1ª) Fixo: é como na compra de um espaço publicitário tradicional através de sistemas, para isso utilizamos plataformas de SSP. Exatamente como o exemplo da compra da camiseta do seu time citado acima;

2ª) RTB (real-time bidding): ou seja, você compra o espaço publicitário através de leilão, para esse tipo de compra utilizamos plataformas de DSP. Um exemplo é o mercado da bolsa de valores, em que as pessoas do mercado financeiro monitoram sistemas identificando quais as melhores oportunidades e quando as encontram as compram via sistema;

Quais os benefícios encontrados com esse tipo de compra?

  • Aumento no tempo da equipe de mídia investido em estratégia;
  • Diminuição do tempo operacional da sua equipe de mídia com a compra dos pacotes;
  • Rentabiliza o inventário dos portais que não foram previamente vendidos;
  • Aumenta o tempo dos vendedores para pensarem em projetos especiais, os quais possuem maior valor agregado para o cliente (anunciante e/ou agência) com para o próprio portal;
  • Escalabilidade dos seus recursos, permitindo-os absorver maior volume de demanda;
  • Possibilidade de enriquecimento da entrega de mídia com a compra de audiências próprias ou de terceiros

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Fonte: http://www.viniciusghise.com.br/blog/midia-programatica/

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