6 motivos para você incorporar o Pinterest em sua estratégia de marketing digital

Pinterest é uma das redes sociais que tem apresentado os mais expressivos índices de crescimento. Uma estatística impressionante mostra que os usuários do Pinterest gastam duas vezes mais dinheiro que os usuários do Facebook.

Se você ainda não investe nessa rede social, esse post vai lhe mostrar por que você deve incorporá-lo na sua estratégia de marketing digital e melhorar os seus retornos. Vamos lá?

O QUE EXATAMENTE É O PINTEREST?
Pinterest é frequentemente descrito como uma ferramenta de bookmarking nas redes sociais. Ele permite aos usuários compartilhar imagens em uma comunidade on-line, e uma vez carregadas, essas imagens — ou pins, como são chamados —, podem ser colocados em quadros, que por sua vez podem ser personalizados e adicionados a sites, vídeos ou mesmo compartilhados com outros usuários.

O principal objetivo desta rede social é conectar as pessoas através de recursos visuais. O Pinterest incentiva os usuários a navegar através das imagens, comentar e compartilhar os pins e re-pin seus próprios quadros — a interação é muito semelhante ao do Facebook ou Twitter, mas bem mais visual.

QUEM SÃO OS USUÁRIOS DESSA FERRAMENTA?
Em sua maioria, os usuários ativos na rede são jovens, tech-savvy e tendem a ter mais de um rendimento disponível. Na verdade, os usuários mais ativos são os Millenials (é como os comerciantes tem se referido aos jovens pais que cresceram na era digital). Além disso, os usuários Pinterest tendem a ser early adopters que estão procurando novidades.

Tenha em mente que Pinterest não é só para mulheres. Cerca de 14% de usuários ativos são do sexo masculino — um número pequeno, mas em crescimento — com os homens sendo 36% mais propensos a se juntaram Pinterest nos últimos 6 meses, em comparação com as mulheres.

QUAIS SÃO SUAS PRINCIPAIS VANTAGENS?
Algumas grandes marcas, como a Farm (no Brasil) e a Nasty Gal (no exterior) utilizam o Pinterest para interagir com seus seguidores, expor produtos e inspirações e aumentar vendas. Com o que dissemos em mente, vale a pena ressaltar aqui quais são os pontos mais importantes pra sua estratégia de marketing:

ACOMPANHAMENTO DAS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS
Digamos que você tenha um blog de culinária. A plataforma pode ser usada pelos usuários para chegar a novas receitas e conteúdo no seu blog. Ao perceber isso, podemos ver valor na criação de uma série de posts dedicados a receitas mais populares, gerando tráfego para o blog.

CONSTRUÇÃO DE MARCA
Comece identificando a essência da marca. Em seguida, use Pinterest para representar visualmente o que foi pensado. Por exemplo, se você representa uma agência de viagens focada em destinos exóticos, publique fotos de imagens exóticas, dicas de viagens, e outros temas semelhantes.

INFLUÊNCIA ATRAVÉS DE CRIAÇÃO DE CONTEÚDO
Não se esqueça do valor de seu próprio conteúdo, especialmente quando se trata de marketing digital. Crie conteúdo valioso e original, em seguida, promova-o visualmente. Você pode criar um infográfico, fornecer um tutorial, fixar uma imagem caracterizada, ou até mesmo criar um gráfico com o título de um artigo.

CONTROLE DE IDEIAS E PLANEJAMENTO
No Pinterest, vemos muito sobre o planejamento de casamentos, festas e eventos, e há uma boa razão para isso: ele é uma ótima maneira de organizar ideias. Planeje seu conteúdo assim também! Use as publicações secretas para fazer uma lista de artigos e fontes, armazenar ideias para divulgação, ou mesmo como inspiração de estratégias para um novo cliente.

ALCANCE DE NOVAS AUDIÊNCIAS
Ele também é uma ótima maneira de atrair e interagir com um novo público. Ao compartilhar conteúdo, não só vai estar interagindo com seguidores existentes, que são fundamentais para aumentar o seu sucesso, mas também vai expor seus pins a mais pessoas. Ao fixar alguma coisa, seus detalhes são exibidos abaixo do pin. Como você pode ver, o mundo do Pinterest não é muito diferente do Twitter: o compartilhamento de conteúdo é semelhante ao re-twittar, envolvendo novos públicos e aumentando sua presença on-line.

PESQUISA DE MERCADO
Uma das melhores maneiras de usar Pinterest para a sua vantagem é simplesmente observar e tomar nota sobre o que seus clientes potenciais estão a seguindo. Isto lhe dará uma grande visão sobre os tipos de imagens e efeitos visuais que eles estão se inspirado. Outra maneira de realizar pesquisa de mercado é a criação de uma pasta aberta com um tema específico e incentivar seguidores para preenchê-lo com imagens que sentem que são adequadas e se relacionam com o tema.

Contas empresariais verificadas podem usar o Pinterest Analytics para mensurar as interações na plataforma para que você possa usar isso para a segmentação demográfica e psicográfica.

Motivado para incorporar o Pinterest na sua estratégia de marketing digital?

(Fonte: ABRADI-SC)

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