O que é W3C e o quanto ele influencia o seu site?

W3C e como influencia seu site

A expressão Web Standards, de uns tempos para cá, anda cada vez mais difundida pela internet. Conheça hoje o W3C e sua importância.

O Web Standards, que em português significa “Normas para a Web”, nada mais é do que um conjunto de normas, diretrizes e recomendações produzidos pela W3C.

Sua finalidade é orientar os desenvolvedores e criadores a fim de manter a internet padrão, acessível para todos.

As normas recomendadas e o W3C

Vamos deixar claro que, quando o assunto é internet, não existem normas de uso, convívio e tampouco de regulamentação.

A única coisa que existe, e devemos ter em mente, são recomendações para que tenhamos um melhor usufruto dela.

É claro que existem alguns órgão reguladores de internet, como o ISO standards Site Externo ou Ecma Site Externo, mas isso não vem a questão. Em tese, quando as pessoas se referem às chamadas “Normas para a Web”, estão se referindo ao W3C.

W3C é o acrônimo de “World Wide Web Consortium”. Até julho deste ano, o W3C contava com 476 membros ativos.

Quando falamos de normas recomendadas, nos referimos, principalmente, a três questões:

  1. Código HTML/XHTML válido;
  2. Código semanticamente correto;
  3. Separação de conteúdo (HTML/ XHTML), apresentação (CSS) e interatividade (JavaScript).

A internet nos dias de hoje

Hoje, a maioria esmagadora dos sites é construída utilizando-se da linguagem de marcação XHTML; outros já se utilizam do HTML5.

Ambas as formas são estruturas de linguagem baseadas no XML e, claro, mantidas pela W3C.

Isso é o que chamamos mais comumente de validação de código; ou seja, a validação/adequação de ambas as linguagens ao padrão imposto pelas normas.

O padrão W3C melhora o posicionamento de seu site?

Você deve estar pensando: mas o que é que eu tenho a ver com esses padrões de WEC?

Isso influi de alguma forma no meu site? Melhora meu posicionamento?

Bom, a resposta para isso, vindo diretamente da fonte (analistas de SEO) é que há muita coisa a ser levada em consideração para que seu site tenha um bom posicionamento.

O W3C ajuda, é claro, mas você não pode se esquecer de outros fatores para que seu site esteja sempre bem colocado.

É importante que, além desses padrões, seu site também conte com heading tags (h1, h2, …, h6), textos ancoras (ou link building), feedback, etc.

Mas sabe como é… uma andorinha sozinha não faz verão.

Gostou dos benefícios? Acesse nossos cases e conheça um pouco mais sobre a CVS Comunicação.

Leave a Reply